sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Tese de Doutorado disponibilizada!

Finalmente, disponibilizo aqui a tese de doutoramento em Educação Indígena, que concluí em 2003, pela Universidade Federal do Ceará, intitulada "Subjetivação e Educação Indígena". Este trabalho trata de uma intervenção cujo objeto são os processos de subjetivação indígena e sua relação com a produção de escolas indígenas diferenciadas no Ceará, Nordeste do Brasil. Objetivando a elaboração de cartografias desses processos, oferecendo pontos de localização – como uma bússola a guiar o navegante – nos emaranhados das práticas e dos discursos da multiplicidade de sujeitos que atuam na produção dessa subjetivação, o autor utilizou-se de uma abordagem teórico-metodológico inter-referencial, articulando elementos da Antropologia, da Análise Institucional, da Micropolítica e da Esquizo-Análise. A parte empírica da pesquisa foi realizada através da inserção no cotidiano dos Tremembé de Almofala e do Movimento Indígena local, possibilitando a experimentação intensa e a descrição densa desses processos. Os diários de campo foram usados como o principal instrumento de coleta de dados. Além disso, ocupam um lugar central neste texto por se constituírem, de modo peculiar, com um bloco de registros, análises e sistematizações, revelando a rotina da produção da pesquisa e, principalmente, as relações entre experiência e pensamento. Como resultado final, este trabalho afirma a existência de um instigante processo de autonomização e singularização dos Tremembé como parte de sua reinvenção social e política atual, em meio às contradições e recuos estratégicos próprios da negociação social e política no campo indigenista. As conquistas em relação às escolas diferenciadas – e, de modo particular, as lutas desenvolvidas pelos tremembés em relação à formação de professores indígenas – configuram-se como indicativos dos mais relevantes desse processo.

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